Image

História do Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Hoje vamos conversar um pouco sobre a história do dia mundial de conscientização do autismo, vamos lá?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação, comportamentos repetitivos e restritos que afetam a interação social e a aprendizagem.

A palavra “autismo” foi enunciada pela primeira vez em 1911 pelo psiquiatra Eugen Bleuler, que usou o termo para descrever um conjunto específico de sintomas que eram considerados sintomas de esquizofrenia com um retraimento social extremo.

Em 1943, o psiquiatra pediatra Dr. Leo Kanner caracterizou o autismo como um transtorno social e emocional e em 1944 Hans Asperger publicou seu “Artigo sobre psicopatologia do autismo”, onde descreveu o autismo como um transtorno da inteligência normal em crianças com dificuldades nas habilidades sociais e de comunicação. 

Esses artigos foram importantes para os estudos que ajudaram a classificar o autismo como um transtorno distinto da esquizofrenia, em 1980. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril) foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007, para incentivar ações de conscientização sobre o espectro e apoiar a pesquisa que visa melhorar o bem-estar e a inclusão.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo apoia as causas que promovem a conscientização sobre o TEA. Nas escolas, as crianças devem ser educadas sobre o tema e sobre a importância da diversidade.

Professora Jucilene Sieg (especialista em educação especial e inclusiva)